masca-caseira

Por Andreina Mendez
Uma das características da velhice na maioria das pessoas é tentar retardar o aparecimento de rugas. E não só as mulheres, mas também homens! Existem muitos cremes comerciais que podem ser utilizados para prevenir ou reduzir as rugas. Mas se você quer declarar guerra a essas rugas usando remédios caseiros também podem.

É importante notar que a pessoa pode ser alérgico a qualquer ingrediente, mesmo que seja natural. Por isso, é necessário fazer um teste de alergia antes de utilizar qualquer ingrediente na pele.

A maneira mais fácil de fazer um teste de alergia é colocar um pouco do ingrediente na parte inferior do pulso e deixe por 24 horas. Se após 24 horas não há nenhuma reação é sinal de que a pessoa não é alérgica.

Consulte um dermatologista antes de tentar qualquer remédios caseiros.

Alguns ingredientes podem manchar a pele se exposta ao sol. Se você usar qualquer um desses remédios caseiros não deve se expor ao sol sem ter a pele cuidadosamente lavada.

Loções caseiras que ajudam na redução de rugas:

Cenoura
A cenoura contém muitos antioxidantes e é bom para prevenir o envelhecimento da pele. Em um liquidificador coloque água e uma cenoura bata até obter uma loção. Aplique-a sobre a pele com uma bola de algodão. Deixe-a por 10 minutos e enxágüe com água.

Loção de leite
O leite contém ácidos alfa-hidroxi para remover as células mortas e estimular o crescimento de colagénio, que reduz as rugas. Mergulhe uma flanela em leite e aplicar no rosto. Deixe-a por 10 minutos e enxágüe.

Para reduzir os “pés de galinha”
Forme uma mistura com migalhas de pão, leite e óleo de amêndoa doce, envolva em gaze e aplique por 15 minutos nos “pés de galinha”

Outra máscara muito útil para combater é aplicar uma pasta de farinha de aveia e clara de ovo até ficarem firmes.

Óleos, gérmen de trigo e rosa mosqueta também são úteis:

Óleos que previnem e reduzem rugas:

Óleo de uva

O óleo de semente de uva contém ácido linolénico e antioxidantes e é um ingrediente em muitos produtos comerciais para a pele. Você pode colocar na pele todas as manhãs depois de lavar o rosto. Em poucas semanas você vai ver como as rugas terão desaparecido.

Extra frio azeite virgem prensado

Limpe a pele com o frio de azeite extra virgem prensado em um movimento circular antes de ir para a cama. Pode deixar durante a noite.

O óleo de jojoba

O óleo de jojoba é outro bom óleo para a pele e, portanto, ajuda a combater as rugas. O óleo de jojoba é rapidamente absorvido através da pele de modo que não deixa a pele oleosa.

Outros ingredientes que são bons para reduzir rugas:

Aloe Vera (babosa)

Corte uma folha de babosa e com uma colher raspe o gel, e aplique. Deixe agir por 10 minutos na pele e enxágüe com água.

É muito importante assegurar que a planta a ser utilizada é aloe vera (Babosa) e nenhum outro tipo de aloe. Você não deve lavar a folha de aloe vera antes de retirar o gel, assim obterá o iodo e em seguida aplique sobre a pele.

Caqui

É outra fruta que retarda o processo de envelhecimento e tem propriedades rejuvenescedoras, especialmente do rosto.

Laranja

Comer uma laranja por dia vai lhe fornecer a quantidade recomendada de vitamina C. A vitamina C aumenta a produção de colágeno, que mantém a pele firme.

Omega-3 ácidos, frutas e legumes

Coma alimentos ricos em ômega-3, como salmão, atum, sardinha e linhaça. Também adicione quantidades de frutas e vegetais na sua dieta. Eles contêm antioxidantes que combatem os radicais livres.

Como prevenir rugas:

Bem, devemos sim dizer, como retardar o aparecimento de rugas, pois é inevitável que em algum momento aparecerão. As rugas ocorrem porque após os anos o corpo produz menos colágeno, células menos novas, tornando a pele não renovada.

Para prevenir as rugas é recomendado o uso de protetor solar, além dos danos causados pelos radicais livres e o sol vai acumular. Enquanto não podemos fazer nada para evitar rugas que irão surgir em algum momento de nossas vidas, podemos atrasar o seu aparecimento.

Algumas dicas para retardar o aparecimento de rugas são:

Não fumar: O fumo reduz o fluxo sangüíneo para os capilares e, portanto, reduz o oxigênio e os nutrientes que chegam à pele. Isso  desenvolve o que é conhecido como “o rosto de fumante”, que é uma pele muito enrugada.

Beba bastante água: É importante manter o corpo hidratado. Se o corpo não tem água suficiente, o cabelo e a nossa pele sofrem muito.

Use óculos escuros para evitar os “pés de galinha”, que se formam quando o sol incomoda os olhos.

Use protetor solar ou chapéu: Apesar da controvérsia sobre protetores solares que podem causar câncer, muitos especialistas ainda recomendam que o remédio número 1 para evitar rugas é usar protetor solar.

Share Button