1. Rosto definido
Para isso, basta seguir o jogo de luz e sombra, ou seja, clarear algumas regiões e escurecer outras. “Independentemente da cor da pele, o ideal é usar um pó solto dois tons acima da sua base”, fala Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C.

Para saber quais áreas tornar mais escuras, observe-se em frente ao espelho com uma fonte luminosa acima da cabeça. “Movimente-se e veja onde aparecem as sombras: é nesses locais que você deve espalhar o produto.” Uma dica geral para quem quer afinar o rosto é, com a ajuda de um pincel largo, depositar o pó seguindo a linha imaginária que vai do alto das maçãs (próximo ao topo das orelhas) até o canto da boca. Também ilumine o centro da testa com corretivo líquido um tom mais claro que o da sua pele.

Bônus: a combinação de técnicas faz a pele parecer jovem.

maquiagem1

2. Pele radiante depois de uma noitada
Nem pense em chegar ao trabalho com cara de ressaca. Para consertar o estrago da noite anterior, molhe uma toalha pequena e deixe-a no freezer por alguns minutos. Então, coloque-a sobre o rosto para diminuir o inchaço e as olheiras. “Depois, misture um pouco de hidratante facial com a sua base e aplique na face e no pescoço secos”, ensina Vanessa Rozan, maquiadora do Liceu de Maquiagem, em São Paulo. Espalhe o mix enquanto massageia a pele. Disfarce o olhar cansado: ilumine a região abaixo dos olhos e o canto interno deles com corretivo um tom mais claro do que a cor da base. As versões líquidas ou cremosas são mais fáceis de espalhar. Finalize pincelando blush nas maçãs.

maquiagem2

3. Olhos maiores e mais sexy
Use um lápis cremoso para contornar a parte externa da raiz dos cílios superiores. O traço vai em direção ao canto externo. As cores berinjela, marrom-escuro, verde-musgo e preto caem bem. Na parte externa do olho, use um pincel de precisão para arrastar a cor e fazer a ponta de gatinho. “Não deixe a linha passar o limite da sobrancelha”, fala Fabiana.

Complemente o visual fatal esfumando sombra marrom-médio nas pálpebras e sobre o lápis. “Ela cria um degradê que deixa a passagem de tons mais suave e produz um efeito sensual.” Finalize com máscara para cílios de volume, que abre o olhar.

maquiagem3

4. Pele bronzeada
O primeiro passo é escolher uma base até dois tons acima do da sua pele. As fórmulas com água são mais leves e dão um aspecto hidratado. “Com um pincel, aplique o produto em todo o rosto e esfume bem na linha do pescoço para a transição ser’natural”, diz Damian Castellanos, treinador’da Make Up for Ever, dos Estados Unidos.’Matifique a pele com um pó translúcido em’pontos estratégicos: testa, abaixo dos olhos, ‘queixo e sobre o ossinho do nariz. Espalhe um pó bronzant das têmporas em direção à boca e passe um batom nude rosado.

maquiagem4

5. Sobrancelhas uniformes
Se você já tentou preencher as falhas das sobrancelhas sem muito sucesso, seu fracasso pode ser explicado: a pele da região é suave e tem menos poros. Assim, a adesão do lápis ou da sombra fica prejudicada. Uma alternativa é investir em soluções próprias para os pelinhos. Elas combinam creme definidor com cor (escolha uma próxima do tom natural dos fios) e gel que ajuda a fixar o pigmento e a moldar. Faça movimentos curtos e suaves na direção do crescimento do pelo. Para disfarçar fiozinhos que estão nascendo, aplique corretivo abaixo da linha das sobrancelhas.

maquiagem5

6. Cílios naturais com efeito de postiços
Pressione o curvex próximo à raiz dos fios por 5 segundos. Então, leve o acessório até a metade do comprimento e aperte-o de leve. Em seguida, espalhe a máscara apoiando a escova na base das pestanas. As gordinhas garantem volume. Passe o produto em direção às pontas, fazendo movimentos sutis na horizontal. “Três camadas deixam os cílios perfeitos”, diz Castellanos. “Aplique a primeira por toda a extensão, a segunda do meio para a ponta e a última apenas nos cílios do canto externo.” Para colorir os inferiores, segure o pincel na vertical.

maquiagem6

7. Boca volumosa

Apague o desenho dos lábios com corretivo e refaça o contorno com lápis de boca 1 mm além do formato original. “Para um resultado natural, não aumente os cantos externos e o arco do cupido [parte superior e central]”, diz Vanessa. Em seguida, aplique um batom com ácido hialurônico. O efeito plump é imediato. Aposte em cores cintilantes (causam a ilusão ótica de aumento) ou vivas (destacam os lábios). Ilumine a região entre o nariz e o arco do cupido com um toque de sombra clara. Então, passe gloss no centro dos lábios inferiores.

maquiagem7

Revista Woman’s Health Brasil, por Tathiane Forato, dezembro de 2012 apud Quero maquiagem

Share Button